Battle Report – Blood Angels Vs Death Guard

Introdução

Para realizar um primeiro teste de um Battle Report, a Universo 42 juntou-se à Underground Games para tentar fazer um jogo com tudo mais ou menos medido, de forma a que se pudesse gerar algo interessante e novo em Portugal.

Exércitos

Este jogo colocou frente a frente Blood Angels e Death Guard. Foi acordado um limite de 750 pontos, com um mínimo de 2 Troops, um máximo de 1 HQ e um limite de 8 PL em cada unidade.
Seguem-se as listas utilizadas.

Blood Angels

750PTS, 34PL

HQ

1 Captain (143pts, 6PL) – Warlord, Jumpack,Thunder Hammer, Storm Shield, Bolt Pistol, The Angels Wing, Gift of Foresight

Troops

Infiltrator Squad (120pts, 5PL) – 3x Infiltrator, Infiltrator Helix Adept, Sergeant

Scout Squad (57pts, 4PL) – , 4x Scout, 3x Boltgun, 1x Sniper Rifle
Sergeant with Chainsword, Boltgun

Elites

Death Company Intercessor Squad (106pts, 5PL)  – 5 Intercessors, 5xBolt Rifle, 1xThunder Hammer

Invictor Tactical Warsuit (131pts, 6PL) – Incendium Cannon

Fast Attack

Suppressor Squad (90pts, 4PL)

Dedicated Transport

Impulsor (102pts, 4PL) – Ironhail Heavy Stubber, Bellicatus Missile Array, Fragstorm Grenade Launcher

Death Guard

704 Pts, 44PL

HQ

1 Daemon Prince of Nurgle (156pts, 8PL)- Warlord, Hellforged Sword, Malefic Talon, Miasma of Pestilence, Arch-Contaminator, Suppurating Plate.

Troops

Poxwalkers (65pts, 6PL) 13x Poxwalkers

Poxwalkers (65pts, 6PL)13x Poxwalkers

Fast Attack

Foetid Bloat-Drone (138pts, 8PL) – 2x Plaguespiptters

Heavy Support

Plagueburst Crawler (140pts, 8PL) – 2x Plaguespitters, Heavy Slugger

Plagueburst Crawler (140pts, 8PL) – 2x Plaguespitters, Heavy Slugger

Blood Angels
Death Guard

O jogo

Preparação e deploy

Para campo de batalha usou-se uma das mesas disponíveis na Underground Games, com o terreno já colocado de forma equilibrada.
O mapa escolhido foi Dawn of War e a missão foi “Four Pillars” com as regras do Chapter Approved de 2018.

Parte do Deploy de Blod Angels
Deploy de Death Guard

Os Blood Angels ganharam a iniciativa e escolheram fazer Deploy primeiro e, consequentemente, ter o primeiro turno. A Death Guard colocou as miniaturas em segundo lugar, não tendo conseguido fazer Seize the Iniative, ficando com o segundo turno.

O jogador de Blood Angels fez um depoly mais agressivo, colocando as suas unidades a cobrir os objectivos mais próximos, ameaçando tomar um terceiro objectivo logo no primeiro turno. Adicionalmente o General foi colocado em órbita para entrar no jogo mais tarde e a unidade de Death Company Intercessors foi colocada dentro do transporte.
Por seu lado o jogador de Death Guard fez um deployment mais conservador, escolhendo não ficar logo a ocupar os objectivos mais próximos da suas zona de deploy, protegendo a sua Infantaria e o seu General.

Final da fase de Deploy.

1º Battle Round

1º Turno

Na primeira ronda de batalha, os Blood Angels mantêm os dois objectivos que já controlam, mantendo os Scouts e Infiltrators sem mover, entretanto os Suppressors avançam para uma posição mais elevada, para melhor poderem cobrir o avanço dos seus camaradas. O Invictor e Impulsor avançam em ambos os flancos, de modo a começarem a ameaçar os dois objectivos mais próximos da zona de deploy da Death Guard. No entanto, o Invictor não avança tudo o que pode, de modo a não ficar à mercê dos tanques inimigos.

Na fase de tiro o Invictor consegue eliminar 3 poxwalkers, os Supressors têm o seu dano negado pelo Feel no Pain da Death Guard e o Impulsor consegue fazer duas feridas num dos Plagueburst Crawlers.

Final do Turno 1 da 1ª Ronda

2º Turno

Agora é a vez da Death Guard reagir. Os Poxwalkers 2 avançam, ficando ainda fora da área que lhes permitiria controlar o Objectivo 2, o Plagueburst Crawler 1 move-se para ficar também mais próximo desse objectivo, sendo que o ponto 4 será tomado pela outra unidade de Poxwalkers. O Bloat Drone avança para uma posição mais agressiva que lhe permita começar a usar as suas armas, o Daemon Prince também avança e o Plagueburst Crawler 2 fica parado.

Na fase de tiro o Plagueburst Crawler 1 divide o seu tiro entre o Invictor e os Suppressors, conseguindo 4 feridas no Invictor e 3 feridas nos Supressors, matando 1 e deixando outro ferido. O Plagueburst Crawler 2 concentra todo o seu tiro nos Suppressors, matando mais um modelo.

Final do Turno 2 da 1ª Ronda

2º Battle Round

Na ronda anterior o jogador de Blood Angels controlava mais um objectivo do que o adversário, marcando um ponto de vitória, como não foram mortas nenhumas unidades, o resultado fica 1-0 a favor dos Blood Angels.

1º Turno

Na segunda ronda os Blood Angels vão tentar fazer pressão nos objectivos do inimigo, mantendo os seus objectivos intactos, para isso os Scouts vão-se reposicionar de modo a poderem fazer uso da sua Sniper Rifle. O Impulsor faz uso da sua habilidade para mover e descarregar a Death Company, que move para uma posição em que tem cobertura dos tanques inimigos, mas linha de visão para os Poxwalkers, não podendo carregar neste turno.

Os Infiltrators movem para melhorar a posição de tiro, mantendo-se em cobertura, mas com visão para a unidade de Poxwalkers 1, mantendo o controle do ponto 1; O Invictor move-se para ir contestar o controle do ponto 2 e colocar-se em posição para carregar uma das unidades inimigas. O Capitão entra também em jogo, posicionando-se para carregar o Bloat Drone inimigo.

Chega então a fase de tiro, em que os Blood Angels vão mais uma vez tentar sobrepor-se à resiliência da Death Guard.
Em primeiro lugar dispara a Death Company, fazendo duas baixas nos Poxwalkers 1, os Infiltrators conseguem abater mais um Poxwalker da mesma unidade. Finalmente o Impulsor dispara todas as armas para a unidade Poxwalkers 1 deixando dois vivos. Na outra frente, o Scout com Sniper Rifle falha o tiro no Daemon Prince, o Suppressor restante falha o tiro no Bloat Drone e o Invictor decide descarregar todo o arsenal na unidade Poxwalkers 2 destruindo-a.

Na fase de carga e combate, o Impulsor carregou os Poxwalkers 1, não fazendo nem sofrendo dano, o Captain falhou a carga, mesmo com 3 dados do estragema “Wings of Sanguinus” e reroll à carga. O Invictor carregou o Plagueburst Crawler 1, sofrendo uma ferida no Overwatch e fazendo 4 de dano.

Final do Turno 1 da 2ª Ronda
(O objectivo 5 foi retirado porque não estava em jogo, nesta imagem o Invictor deveria ter sido movido, mas isso está corrigido na seguinte)

2º Turno

Neste momento a Death Guard vai tentar reagir, assim o Plagueburst Crawler 1 sai de combate corpo a corpo, mantendo-se perto do objectivo 2. O Daemon Prince aproveita a carga falhada do Captain e move-se para carregar o mesmo; o Bloat Drone vai contestar o objectivo 2 e o Plagueburst Crawler 2 move-se para ficar com alcance de todas as armas para o Captain de Blood Angels. Os Poxwalkers sobreviventes saem de combate corpo-a-corpo, mantendo o contole do objectivo 4.

Na Psychic Phase o Deamon Prince usa Smite no Captain, inflingindo uma ferida.

Passamos à Shooting Phase onde o Bloat Drone disparou tudo contra o Invictor Tactical Warsuit dos Blood Angels, inflingindo 2 feridas e deixando o mesmo com 7 de dano; de seguida o Plagueburst Crawler 2 divide o seu tiro entre o Captain, o Invictor e o Suppressor, fazendo mais uma ferida no Captain e não conseguindo fazer mais dano nenhum.

Na fase de carga o Plagueburst Crawler 2 tenta uma carga de 6” que falha e o Daemon Prince carrega o Captain, que não consegue fazer dano com o Overwatch; O Bloat Drone tenta carregar o Invictor, que faz 2 de dano no Overwatch, e falha a carga. Durante o combate o Captain de Blood Angels leva mais dois de dano, ficando com uma wound restante e na resposta o Captain inflige 4 de dano de volta, no entanto a Suppurating Plate do Daemon Prince cause mais uma mortal wound que não é salvada pelo Captain, que morre.

Final do Turno 2 da 2ª Ronda

3º Battle Round

No final da 2ªRonda ambos os jogadores controlam o mesmo número de objectivos; o número de unidades eliminadas foi igual de ambos os lados e a Death Guard eliminou o Warlord inimigo, fazendo 1 ponto; o resultado fica 1-1.

1º Turno

Neste turno o jogador passa para a Assault Doctrine, com os bónus que isso dá a Blood Angels, que ficam mais eficientes no combate corpo-a-corpo.

Na Movement Phase os Blood Angels, vão-se posicionar de forma a maximizar o tiro e possíbilitar algumas cargas. Primeiro movem os Scouts de modo a melhorar a sua posição de tiro sem comprometer o controle do objectivo. O Invictor, sem hipótese de tomar o objectivo 2, move-se para uma posição em que poderá carregar o Daemon Prince, e a Death Company move de modo a poder carregar tanto os Poxwalkers, como o Plagueburst Crawler 2, finalizando assim a fase de movimento.

Na Shooting Phase o jogador dos Blood Angels inicia com os Scouts a disparar contra o Daemon Prince não causando nenhum dano, o Suppressor dispara também para o Daemon Prince falhando; a Death Company divide o tiro entre os Poxwalkers e o Plagueburst Crawler 2, matando um dos Poxwalkers e não causando dano no tanque. O Impulsor divide também o tiro entre os Paoxwalkers e o Plagueburst Crawler 2, matando o último Poxwalker e falhando todo o tiro contra o Plagueburst Crawler 2; do outro lado do campo o Invictor dispara tudo contra o Bloat Drone, mas não consegue realizar dano nenhum. Por fim os Infiltrator disparam tudo contra o Plagueburst Crawler 2 sem causar dano nenhum.

Chega a Charge Phase em que o Invictor carrega o Daemon Prince e tanto o Impulsor como a Death Company carregam o Plagueburst Crawler 2.
No Overwatch o Plagueburst Crawler causa 2 de dano no Impulsor, que falha a carga, e faz 3 de dano na Death Company, matando um elemento e ferindo outro, que apesar do dano sofrido consegue carregar com sucesso. O Invictor carrega com sucesso o Daemon Prince que não faz Overwatch.

No corpo-a-corpo a Death Conpany causa 3 feridas e o Invictor mata o Daemon Prince, que ainda faz uma wound no Invictor com a sua reliquia; ainda nesta fase o Invictor consolida de forma a ficar em Close Combat com o Bloat Drone que faz 2 de dano no combate, deixando o Invictor apenas com um ponto de vida.

Final do Turno 1 da 3ª Ronda

2º Turno

Na reacção a Death Guard move o Plagueburst Crawler 2 de modo a que possa disparar as suas armas de curto alcance para os Infiltrators, o Bloat Drone move-se para o andar superior da estrutura ao seu lado, de forma a ficar fora de distância de carga do Invictor e o Plagueburst Crawler 1 move de modo a poder disparar todas as armas contra a Death Company ou o Impulsor.

Na Shooting Phase o Bloat Drone dispara todas as armas contra o Invictor, matando o mesmo; o Plagueburst Crawler 1 divide o tiro entre o Suppressor e a Death Company, matando apenas o Supressor, terminando assim a fase de tiro e o turno da Death Guard.

Final do Turno 2 da 3ª Ronda

4º Battle Round

No final da 3ª Ronda os Blood Angels controlam mais objectivos fazendo 1 ponto; o número de unidades eliminadas foi igual de ambos os lados e os Blood Angels eliminaram o Warlord inimigo, fazendo mais 1 ponto; o resultado fica 3-1 a favor dos Blood Angels.

1º Turno

Novo turno para os Blood Angels que movem o Scouts de volta para cobertura, a Death Company move-se para uma posição em que pode carregar o Plagueburst Crawler 2 sem sofrer Overwatch e o Impulsor move-se para poder disparar contra as unidades inimigas, deixando o Objectivo 4 sem estar controlado por ninguém.

Na shooting Phase os Infiltrators disparam contra o Plagueburst Crawler 2 sem causar dano; o Impulsor dispara tudo contra o Bloat Drone, causando 1 de dano; a Death Company dispara contra o Plague Burst Crawler 1 não causando dano.

Na fase de carga a Death Company e o Impulsor carregam o Plagueburst Crawler 2 com sucesso, sendo que a Death Company faz 4 de dano e o Impulsor nâo causa dano nenhum. Na resposta o Plagueburst Crawler causa zero de dano.

Final do Turno 1 da 4ª Ronda

2º Turno

Neste quarto Battle Round, o Bloat Drone avança para uma posição mais resguardada de modo a não sofrer tiro e a poder disparar sobre os Scouts, enquanto o Plagueburst Crawler 1 move para tomar o Objectivo 2 e o Plagueburst Crawler 2 move para sair de combate corpo-a-corpo.

Na fase de tiro, o Bloat Drone dispara sobre os Scouts matando 4 elementos; o Plagueburst Crawler 1 divide o seu tiro entre o Infiltrator e a Death Company, falhando todos os tiros.

Na fase de moral os scouts passam o teste de moral, ficando uma unidade a controlar o Objectivo 3.

Final do Turno 2 da 4ª Ronda

5º Battle Round

No final da 4ª Ronda os Blood Angels controlam, mais uma vez, mais objectivos fazendo 1 ponto; o número de unidades eliminadas foi igual de ambos os lados; o resultado fica 4-1 a favor dos Blood Angels.

1º Turno

Nesta Ronda, os Blood Angels apenas movem a Death Company para que fique à distância de carga para o Plagueburst Crawler 1, mas com cobertura para evitar Overwatch.

Na Shooting Phase, a Death Company e os Infiltrators disparam todas as armas contra o Plagueburst Crawler 2, a Death Company não causa dano, os Infiltrators também não ferem; o Impulsor dispara todas as armas contra o Plagueburst Crawler 1, que salva todo o dano.

Na Charge Phase, a Death company carrega o Plagueburst Crawler 1, e o Impulsor e os Infiltrators carregam o Plagueburst Crawler 2. No Overwatch o Plagueburst Crawler 2 causa 3 de dano no Impulsor e todas as cargas são bem sucedidas.

No combate corpo-a-corpo que se segue, os Infiltrator fazem 1 de dano no Plagueburst Crawler 2, o Impulsor não faz dano e na resposta a Death Guard também não faz dano. A Death Company faz 5 feridas no Plagueburst Crawler 1 ficando mesmo com 3 de vida e não causando dano na resposta.

Final do Turno 1 da 5ª Ronda

2º Turno

Ronda 5 para a a Death Guard, que move o Plagueburst Crawler 1 para fora de combate, mas ainda a controlar o Objectivo 2 e o Bloat Drone move para poder disparar sobre a Death Company e ao mesmo tempo carregar os Scouts sem sofrer Overwatch.

Na fase de tiro, o Bloat Drone dispara tudo sobre a Death Company, e faz 3 de dano, matando 1 elemento e deixando outro ferido.

Na fase de carga o Bloat Drone carrega os Scouts não causando dano e levando um de dano de volta.

6º Battle Round

No final da 5ª Ronda os Blood Angels controlam, mais uma vez, mais objectivos fazendo 1 ponto; o número de unidades eliminadas foi igual de ambos os lados; o resultado fica 5-1 a favor dos Blood Angels.

Final do Turno 2 da 5ª Ronda

1º Turno

Turno de volta para os Blood Angels que apenas movem a Death Company, numa tentativa de ficar a distância de carga do Bloat Drone.

Na Shooting Phase o Scout dispara a pistola sem causar dano no Bloat Drone, os Infiltrators disparam as suas pistolas contra o Plagueburst Crawler 2 infligindo 1 de dano. A Death Company dispara contra o Plagueburst Crawler 1 sem dano.

Na fase carga a Death Company falha a carga contra o Bloat Drone; na fase de combate, os Infiltrators matam o Plagueburst Crawler que não explode e o Scout morre sem dar dano no Bloat Drone.

Final do Turno 1 da 6ª Ronda

2º Turno

No seu turno, a Death Guard move o Bloat Drone de modo a que este ganhe o controle do Objectivo 3 e ao mesmo tempo tenha alguma cobertura contra o tiro inimigo.

Na fase de tiro o Plagueburst Crawler 1 divide o seu tiro entre a Death Company e os Infiltrators, causando 3 de dano na Death Company matando 2 elementos e terminando o seu turno.

Final do Turno 2 da 6ª Ronda

7º Battle Round

No final da sexta Ronda, a Death Guard ganha um ponto por controlar mais objectivos e o resultado fica 5-2 a favor dos Blood Angels.

1º Turno

Na sétima ronda deste jogo, os Blood Angels movem a Death Company para perto do Plagueburst Crawler 1 e o Impulsor move para ter linha de fogo para o Bloat Drone.

Na Shooting Phase os Infiltrators falham o tiro contra o Plague Burst Crawler 1, o Impulsor divide o tiro entre o Plagueburst Crawler 1 e o Bloat Drone, não causando dano no Plagueburst Crawler 1 nem no Bloat Drone. A Death Company dispara contra o Plagueburst Crawler 1 e não casa dano.

Em seguida a Death Company declara carga contra o Plagueburst Crawler 1 e morre contra o Overwatch.

Final do Turno 1 da 7ª Ronda

2º Turno

No turno da Death Guard, esta limitou-se a mover o Plagueburst Crawler 1 até ter distância de tiro, mantendo o controle do Objectivo 2.

Na fase de tiro apenas dispara o Plagueburst Crawler 1, que divide o tiro entre o Impulsor e os Infiltrators, causando um de dano no Impulsor e mata um Infiltrator.

Final do jogo

Final

No final da sétima Ronda, a Death Guard ganha um ponto por controlar mais objectivos e outro por eliminar mais unidades e o resultado final fica 5-4 a favor dos Blood Angels.
Ainda se jogou mais uma ronda para ver se a Death Guard conseguia dar a volta, ou os Blood Angels conseguiam acabar de vez com qualquer chance para a Death Guard. Nessa ronda a Death Guard consegue empatar o jogo 5-5.

Author: Gonçalo Ribeiro

Deixe um comentário