Heroes Comic Con – Madrid 2019


Introdução

Foi nos dias 14 e 15 de Dezembro de 2019, que se realizou em Madrid o evento “Heroes Comic Con – Madrid 2019”.
Estivemos lá e vamos dar a conhecer um pouco este evento, em terras de Espanha, com uma análise aprofundada sobre o evento e conteúdos do mesmo.

Espaço

O evento decorre na IFEMA, um espaço fechado constituido por vários pavilhões, sendo que este ano estava a decorrer em simultâneo a cimeira do clima, o que poderá ter condicionado um pouco a utilização de espaços.

Mapa do evento com o respectivo directório de espaços.

O espaço utilizado foi o pavilhão 12, sendo que o mesmo estava organizado de forma bastante sensata, na nossa óptica; com áreas mais ou menos separadas e ao mesmo tempo sem separações físicas, o espaço convidava os visitantes a verem todo o recinto. A sinalética era pouca ou mesmo inexistente, no entanto à entrada era entregue um mapa e programa do evento que tinha todas as áreas detalhadas ao ponto de ter um directório de lojas com os espaços numerados e com uma legenda a dizer quem ou o quê estava onde.
Este directório provou-se indispensável para navegar de forma célere entre aquilo que mais nos interessava no evento, assim como para encontrar rapidamente aquela banca ou artista que tinhamos visto há umas horas e onde queriamos voltar.


Corredores largos para bom escoamento dos visitantes.

Ainda no capítulo da organização do espaço, os corredores eram bastante largos, sendo que só em alguns locais se notou algum congestionamento, mas este devido a filas que se formaram e não pela dificuldade de escoamento dos visitantes.
No entanto nem tudo é perfeito neste evento; temos a criticar, no que diz respeito à organização e disposição do espaço, o facto de dois dos palcos não terem qualquer tipo de insonorização, ou protecção do ruído decorrente do resto do evento e, apesar de não haver muito ruído decorrente de música ou dos outros palcos, o facto é que por vezes tornava-se complicado ouvir os intervenientes nos paineis e apresentações.
Decorrente deste facto, as estreias exclusivas de séries e curtas metragens tinha beneficiado de um auditório sem luz, apesar dos ecrãs usados serem de boa qualidade, o facto é que se perde algum do ambiente que teriamos numa sala ou auditório escuro.

Áreas do evento

O evento não se dividia em áreas distintas per se, no entanto estas existiam e passamos a enumerar as mesmas.

Auditórios/Palcos

Existiram 2 palcos e um auditório no evento, fazemos esta distinção, pelo facto de apenas um ser quase fechado e numa zona mais resguardada e os outros dois não terem qualquer tipo de resguardo ou tentativa de insonorização.

Palco Principal

O auditório foi quase exclusivamente dedicado aos Comics, paineis com artistas e apresentações das várias editoras espanholas, este palco era o único que estava resguardado e quase insonorizado, curiosamente, este palco que era o que tinha melhores condições, não foi considerado o Palco Principal; o evento teve ainda o Palco Principal, ou Main Stage, onde foram realizados os paineis com os actores convidados, assim como os concursos de Cosplay e estreias e visionamentos de séries, filmes e curtas metragens; finalmente havia um palco pequenino dedicado exclusivamente ao cosplay e onde decorreram ao longo dos dois dias várias Masterclasses (chamadas de workshops) dadas por vários cosplayers convidados para o efeito, este palco era o que acabava por ter menos condições e onde era mais complicado ouvir os intervenientes, talvez por o som ser deficiente, mas também por estar numa zona com mais visitantes, visto estar ao lado da zona de comida.
Por outro lado temos que congratular o civismo demonstrado pelos visitantes, que mesmo sem barreiras, sem controle de entradas ou de filas nos palcos, autógrafos, etc cumpriram sempre (pelo que percebemos) as ordens de fila.

Zonas de Autógrafos

Aqui este evento difere dos eventos portugueses de forma radical.
Em vez de duas zonas de autógrafos, uma para cinema e outra para Comics, existiam várias zonas, sendo que existia uma zona especifica para os autógrafos com os actores de cinema e televisão e os autógrafos com os artistas de comics eram obtidos ou nas editoras (alguns exclusivante nas editoras) ou nas bancas dos artistas convidados.
Esta modalidade de autógrafos com os artistas de Comics provou, na nossa óptica, não ser a melhor opção, pois apesar de compreendermos o intuito das editoras de promoverem as suas edições, o facto é que se formaram filas nos corredores de passagem que se tornavam chatas para os restantes visitantes e, por vezes até, para outras bancas. Por outro lado os autógrafos que só eram conseguidos nas bancas dos artistas não tinham horário, o que funcionou como algo bom e mau, porque se por um lado não existia um horário rígido que podia coincidir com outra actividade, por outro o facto de não haver um horário acabava por nunca se saber a que horas o artista estva ou não na banca.
No entanto verificámos que duas editoras escolheram um modelo mais interessante, de modo a evitar as filas nos corredores, criando um sistema de senhas que podiam ser pedidas durante o evento e que garantiam, durante o tempo que o artista estava disponível, que se obtinha o autógrafo; adicionalmente estas senhas estavam numeradas, o que significava que se tivessemos um número alto, não se tinha que estar uma hora na fila, podendo comparecer um pouco mais tarde. Escusado será dizer que as senhas para os artistas com mais nome esgotaram logo na abertura do evento em cada um dos dias.

Área de Cosplay

Existia uma área de Cosplay, ou pelo menos existia no mapa, no entanto, o facto de se encontrar ao lado da área de restauração, fazia com estivesse quase sempre com filas a entrar pela mesma.

Dois dos convidados de Cosplay que só estiveram presentes no Sábado. De notar a banca de comida, no lado direito, quase colada à mesa.

Esta área, se é que se pode chamar isso, consistia em 4 mesas para cosplayers convidados, uma mesa com alguns materiais para realizar pequenas reparações e um pequeno palco onde se realizaram Workshops, que na realidade foram mais Masterclasses.
Os convidados de Cosplay eram maioritariamente Espanhóis, com um convidado Belga, que apenas esteve presente no Domingo, estes desempenharam o papel de juris nos vários concursos de cosplay e o que nos pareceu foi que, apesar de terem mesas e prints para vender, o facto é que pouco tempo estiveram nas mesas e quando estiveram estavam mais interessados em conversar com outros cosplayers convidados, do que em interagir com o público, o que é pena, aliás quando pedimospara tirar uma foto a um dos pares convidados, eles nem sairam de trás da mesa, limitando-se a por-se de pé, o que não benefeciou em nada a interacção.

Gaming

A Área Gaming é praticamente inexistente neste evento, contando apenas de algumas máquinas de Arcade e Flippers (gratuitas) um espaço pequeno dedicado à Nintendo e um outro dedicado à Playstation, este último integrado no espaço da Sony e ocupando menos de um quarto do mesmo.

Bancas

As áreas de bancas, desde as lojas Profissionais, Amadoras ou Artist’s Alley estvam bem delimitadas e mais uma vez beneficiavam de corredores largos e bem iluminados que permitiam tanto o ficar a ver as bancas, como passar sem grandes peoblemas pelos corredores.
A variedade era grande em todas as áreas, sendo que destacamos a quantidade bastante generosa de oferta de Comics e Manga, no entanto tudo o que vimos eram edições traduzidas para Castelhano, o que por um lado demonstra a grande procura que há deste tipo de artigos em Espanha, aliás foi com agrado e alguma surpresa que notámos que não só as grandes editoras americanas são traduzidas e editadas em Castelhano, mas também editoras consideradas até Indie têm o seu espaço, como por exemplo a Valliant, Boom! ou Avatar Press. Ainda na área das lojas Profissionais havia alguma variedade de produtos, desde as comuns lojas de figuras, muitas já conhecidas de eventos em Portugal, ou as lojas de t-shirts e camisolas, mas também representações de marcas como a Lucifer Sabers, lojas de impressão 3D dedicadas a jogos ou role play até a uma loja dedicada exclusivamente a artigos relacionados com o univeros de Tintin.
O chamado Artist’s Alley, não era apenas um corredor escondido, mas sim 3 corredores largos com uma grande variedade de artistas e desenhadores, dois dos corredores estavam dedicado aos artistas convidados pelo evento, sendo que nestes, num dos lados, estavam expostas pranchas originais de alguns dos artistas presentes e o outro estava ocupado por desenhadores mais ou menos amadores, sendo que destacamos o facto de 90% do material vendido ser de produção própria e haver nas bancas dos amadores alguns artistas com trabalhos publicados em editoras conceituadas e com trabalhos feitos, por exemplo para a Games Workshop.

Marcas

Além das bancas de lojas tivemos ainda representação de algumas marcas.
Sony, Nintendo, Netflix, HBO ou SciFy são presenças conhecidas dos nossos eventos, no entanto o que levaram a este evento foi muito mais e mais interessante e interactivo, por outro lado estiveram também representadas a Hasbro, Playmobil, Nickelodeon, Play-Doh!, Nerf e Lego que no seu conjunto ocupavam quase um terço do espaço total.

Visão de parte da área da Sony

A Sony com um espaço a promover o novo filme de “Bad Boys for Life” e “Jumanji: The Next Level” com um Porsche em exposição, vários contentores onde se podiam ter diversas experiencias relacionadas com séries do AXN e um pequeno espaço dedicado à Playstation.
A Netflix estava a promover a série “The Witcher” que iria estrear em breve, com um espaço a simular um talho repleto de pedaços de montros e um outro com manequins com alguns dos fatos usados nos filmes, aos quais se podiam tirar fotografias livremente.

Espaço de promoção da Netflix

Já o SciFy esteve presente com uma exposição de adereços de diversos filmes de ficção cientifica e fantasia, desde Aliens e Ghostbusters, até ao Constantine, passando por 300, I Robot e muitos outros.
A HBO presenteou os fans com 4 fatos da série Game of Thrones
A Hasbro, Playmobil, Nickelodeon, Play-Doh!, Nerf e Lego tinha áreas onde se podiam usar alguns dos brinquedos das marcas, assim como se podiam comprar os mesmos. A Hasbro inclusivamente tinha algumas action figures exclusivas para o evento, que não sabemos se eram exclusivas para este evento, se figuras exclusivas que só se podem obter em eventos onde a marca esteja representada.

Restauração

A área de restauração não era muito extensa, tinha algumas mesas e cadeiras, embora estas fossem claramente insuficientes, a oferta era variada, mas como de costume as filas eram intermináveis. Existia um espaço de refeições leves pertencente à IFEMA que demonstrou ser mais célere no atendimento, apesar de uma escolha limitada e preços bastante altos.

Actividades

Programa do evento, estava nas costas do mapa

É algo que não nos diz muito, no entanto conseguimos perceber que o que não faltavam eram coisas para fazer, desde as experiencias na Sony, muitos paineis, mesas redondas, workshops, masterclasses, actividades nas marcas de brinquedos (estas mais viradas para as crianças) a realidade é que a organização da Heroes Comic Con demonstrou que não é preciso um espaço enorme e 10 palcos para fazer um evento recheado de actividades em que só está sem fazer nada quem efectivamente quiser.

Claro que tudo é direccionado para o público Espanhol, o que também não consideramos um erro, mas se é um facto que o facto de por exemplo os workshops serem em Castelhano nos fez não ir assistir aos mesmos, a realidade é que eles existiram.
Claro está que ter um programa detalhado, de fácil leitura e organizado, que permite ver logo o que está a decorrer onde em simultâneo e assim planear a melhor vista possível, ajuda. O facto deste programa ser entregue à porta a todos os visitantes, às vezes mais do que uma vez, apenas faz com que toda a experiência seja ainda melhor e que efectivamente se tenha a sensação de que a organização se preocupa com os visitantes.

Convidados

Este é um dos pontos onde este evento é bastante forte, com 36 convidados de Comics, a maioria com trabalhos para as grandes editoras ou para as editoras mais pequenas em lingua inglesa, esta é uma verdadeira Comic Con, dedicada aos Comics e à banda desenhada em geral.
Se adicionarmos a isto mais 6 actores, não com grandes créditos firmados ou filmografias extensas, é certo, mas se calhar por isso mais acessíveis em termos de valores de fotos e autógrafos e até contacto com o público, penso que temos uma fórmula que funciona.

Valor do Bilhete

Com bilhetes desde os 10€ por dia, comprados antecipadamente o nosso bilhete ficou por 15€ para os dois dias de convenção, por pessoa, aliado ao número de actividades, paineis e convidados, este é um dos eventos com melhor relação qualidade/preço que temos conhecimento, sendo que mesmo que o valor dos bilhetes, de fim de semana, fosse 5 ou 10€ mais elevado, continuaria a compensar.

Avaliação final

Numa escala de 1 a 10 damos a este evento um sólido 9, pois apesar de existirem alguns pontos a melhorar, como por exemplo os palcos, o facto é que o valor do bilhete, aliado ao número e variedade de convidados e actividades, dedicados ao tema do evento, mais do que compensa estas falhas.


A Universo 42 não está de forma alguma afiliada aos eventos que analisa, sendo que as análises são sempre ser o mais imparciais possível, no entanto baseiam-se nas experiências dos nossos enviados e por isso podem diferir de experiências pessoais de outros visitantes.

Author: Gonçalo Ribeiro

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