×
Como podemos ajudar hoje?
< All Topics
Print

Espumas rigidas e flexiveis

Espumas:

   Existem muitos tipos de espumas no mercado, sendo que as caracteristicas mais prementes nas mesmas são a dureza e flexibilidade. Em Cosplay, as espumas são normalmente utilizadas em adereços e armaduras, mas podem ter outros tipos de utilização.
   As espumas podem ser flexiveis como as espumas de poliuretano dos colchões e almofadas, ou rígidas como as espumas de isolamento ou esferovite. A dureza das mesmas tem a ver com a quantidade de força necessária para deformar a espuma de modo a que a mesma volte depois ao seu estado original e mede-se na escala de dureza Shore, sendo que um valor mais baixo indica uma espuma mais fácil de deformar.
   A flexibilidade de uma espuma está directamente ligada à sua dureza.
   Outras caracteristicas que se procura em espumas para cosplay é a capacidade de ser deformável de forma permanente com calor, no caso de espumas flexiveis, ou a facilidade pcom que se consegue cortar e lixar as mesmas, no caso das espumas rígidas.
   Adicionalmente um tipo de espuma pode ter várias formas, dureza ou caracteristicas de flexibilidade, sendo aqui separadas pela sua composição química, no link de cada composição podem ter mais informações sobre os tipos de espuma, utilizações no dia a dia e possíveis utilizações em cosplay.

São exemplos de tipos de espuma:

  • EVA
  • Poliestireno
  • Poliuretano

Espuma EVA

EVA é uma sigla que significa Acetato de Etil-Vinil e designa uma familia de espumas de células pequenas e fechadas que lhe conferem uma boa resistência e flutuabilidade. A sua utilização em termos comerciais vai desde revestimento de pavimentos, para desportos ou para criar um pavimento de baixo impacto para crianças, até sapatos, passando por acessórios para desportos aquáticos.

No Cosplay a espuma EVA é utilizada principalmente para criação de adereços ou armaduras, sendo tambén usada para criar volumes ou formas em costura. Tem várias vantagens relativamente a outros materiais, como a facilidade de cortar e de moldar com calor, assim como facilidade em pintar, já que aceita bastante bem quase todo o tipo de tintas.
Este tipo de espuma é comercializado em vários formatos, desde placas até cilindros e até esferas; existe em 3 densidades diferentes 50, 60 e 100Kg/m3 sendo que esta densidade influencia não só o peso, como a flexibilidade e capacidade de manter uma determinada forma.
A colagem deste material tem que ser feita com cola de contacto, sendo esta uma desvantagem do material, vislto que a cola de contacto é toxica e deve ser sempre aplicada em local arejado e bem ventilado. Adicionalmente o aquecimento excessivo destas espumas liberta vapores que podem ser toxicos.

Apesar de ser facilmente cortada com uma faca de modelismo (X-Acto) a espuma EVA é complicada de lixar e modelar sendo necessário o uso de meios mecanicos como uma lixadora ou um Dremel, por outro lado é bastante simples fazer efeitos de gravação, sendo para isso apenas fazer um corte com o desenho desejado e depois aplicar calor com uma pistola de ar quente, com o calor a espuma vai comtrair na zona cortada criando um efeito de ter sido gravada.

A espuma EVA pode ser fibrada e é resistente à maioria dos solventes, o que lhe confere uma excelente versatilidade.

Espumas de poliuretano

As espumas de poliuretano dividem-se em dois grupos, as rígidas e as flexiveis, sendo que ambas podem ter diferentes densidades, podem ser compradas já em placa ou na forma dos componentes para encher espaços vazios, moldes, etc.

Uma das caracteristicas das espumas de poliuretano é que, quando preparada a mistura, a reacção quimica que se dá é extremamente rápida e liberta calor, sendo que a velocidade e libertação de calor aumentam quanto maior a quantidade que se prepara, assim sendo para áreas ou moldes grandes convem fazer o enchimento por camadas, deixando a camada anterior curar completamente antes de colocar a seguinte, desta forma vai evitar-se que o calor produzido seja suficiente para alterar o produto final ou em, casos extremos, pegar fogo.
Outro aspecto a ter em conta quando se usam estas espumas é que as mesmas aumentam significativamente de volume, por isso uma pequena quantidade de reagentes vai encher um espaço bastante grande, o aumento de volume depende do tipo de espuma e deverá estar escrito ou na embalagem ou na ficha MDS da espuma.

Flexiveis

As espumas flexiveis são aquilo que chamamos comumente de espuma de colchão e existem principalmente em 3 densidades diferentes e são vendidas em cilindros ou em placas que variam entre os 20mm e os 200mm; na forma de liquidos são vendidas em duas partes, A e B, que devem ser misturadas em quantidades precisas, a mistura tem um tempo de reacção extremamente rápido e deve ser imediatamente vertido para o molde ou zona a preencher.
Em cosplay estas espumas podem ser usadas como enchimento ou, no caso de utilização de moldes, para a realização de adereços extremamente leves. O facto de serem flexiveis confere alguma resistencia à abrasão e a pancadas. É um material fácil de cortar e pode ser pintado qualquer tipo de tinta, a sua colagem deve ser feita com cola de contacto ou colas especificas para espuma.
Quando em contacto com alguns solventes estas espumas podem expandir ligeiramente ou ficar mais moles temporariamente.

Rigídas

As espumas rigídas são vendidas em placas, lata pressurizada (Espuma PU) ou em liquido. A sua densidade é mais ou meno contante e as placas são comercializadas em espessuras de 30, 50, 100, 150 e 200 mm.
Estas espumas no formato de placa são utilizadas para isolamento termico em casas, assim como para revestimentos quando são aplicadas revestidas de outros materiais como aço, aluminio, fibra de vidro, etc; são ainda muito utilizadas em pranchas de surf e em prototipagem industrial.
Em cosplay são utilizadas principalmente para fazer adereços.

Em termos de utilização este material é de extrema facilidade para cortar, lixar, modelar e maquinar, no entanto deve ser sempre reforçado de alguma forma porque parte muito facilmente. este reforço deverá ser sempre interior e na forma de um revestimento que será normalmente utilizando uma resina ou um material compósito. Para colar podem-se usar um sem mumero de colas diferentes, desde a cola de contacto até colas epoxy ou até cola de madeira.

Dica útil !

Quando se enchem moldes com estas espumas, tapar a entrada do molde com algo que exerça pressão vai fazer com que a espuma tenha uma estrutura de células mais uniforme, sem buracos no meio, assim como vai fazer com que apanhe todos os pormenores e a superficie fique livre be bolhas, buracos, etc.

Espumas de poliestireno

Mais conhecida por esferovite a espuma de poliestireno é maioritariamente rígida, pode ser enontrada em placas, bolas e outras formas, sendo a menos densa normalmente branca e a mais densa azul ou cor de laranja que se vende sob o nome de marca floormate ou roofmate.
Este tipo de espumas são fáceis de cortar e de lixar, no entanto para as colar é necessário usar colas própria para estireno.

Estas espumas são frágeis, mas podem ser tornadas mais resistentes se forem cobertas com uma mistura de cola branca e areia.

Para serem pintadas com tintas de spray estas espumas devem ser seladas primeiro e em bruto só podem ser pintadas com tintas acrilicas ou de base aquosa.

Plastazote

Plastazote é o nome de marca de uma espuma flexivel de poliestireno, pode ser translucida e é utilizada, em Cosplay, para proporcionar efeitos de luz em adereços e armaduras. O facto ser translucida permite que possa ser iluminada com LEDs por tráz. Pode ser pintada com tintas transparentes e colada com cola de contacto. Certas lojas comercializam esta espuma como “LED Foam”, mas uma procura por plastazote permite encontrar mais locais de compra.

Índice
Share via
Copy link
Powered by Social Snap