×
Como podemos ajudar hoje?
< All Topics
Print

Materiais de modelagem e enchimento

Modelagem:

Materiais de modelagem são aqueles que se podem manipular com as mão ou ferramentas para que assumam as formas que desejamos. Estes materiais são normalmente macios e de fácil manipulação com as mão, sendo que as suas caracteristicas e utilização dependem de material para material.
Podemos dividir estes materiais em dois grandes grupos, os que secam e os que podem ser alterados indefinidamente e reutilizados fácilmente.
No grupo dos que secam incluímos o barro tradicional, WED clay, Fimo, foam clay, pasta de papel, Green Stuff e as massas epoxi, destes o barro tradicional pode ser reaproveitado se não for cozido em forno, mas será extremamente complicado obter a mesma consistencia e caracteristicas do barro comprado. Destes materiais todos eles teem caracteristicas fundamentalmente diferentes, alguns teem que ser cozidos no forno, enquanto que outro secam ao ar.
No grupo dos material reutilizáveis temos os barros sintéticos, plastilinas e plasticinas estes são os mais populares para esculpir elementos dos quais se vai depois realizar um molde e em que se pode perder o original. No caso dos barros sintéticos estes são vendidos em diversas durezas, dependendo da utilização.

Enchimento

Noutro campo temos os materiais de enchimento que são normalmente chamados de betumes. Estes podem ser mais ou menos fluídos. Encontram-se nesta secção porque muitos destes materiais podem ser usados como materiais de modelagem.
Neste grupo temos no entanto materiais que servem apenas para enchimento, estes normalmente são chamados de betumes e podem ser acrilicos, com base de ploiester ou de base de epoxi.

Barro e Argilas naturais

Os barros naturais são constituídos principalmente por oxidos de metais ou silicatos que ou se encontram de forma natural ou s´ão produzidos industrialmente. Estes minerais são moídos até uma granulametria muito fina e depois são idratados com água. Quando se encontram hidratados são fáceis de trabalhar de colar usando o mesmo material com mais água, ou simplesmente por pressão. Para trabalhar estes materiais pode-se usar as mãos e/ou ferramentas variadas. Podem ser trabalhados sem protecção especial, no entanto convem usar roupa velha ou uma bata para não sujar a roupa, no caso da mãos, não são tóxicos mas secam bastante a pele.

Estes materiais teem a desvantagem de se terem que manter sempre humidos enquanto se trabalha num projecto visto que depois de secos é quase impossivel fortar a hidratar os mesmos sem destruir e moer todo o material.

Barro

Este é, a par da pasta de papel, o material de modelagem mais barato. é simples de trabalhar e seca rápidamente ao ar, sendo que pode ser cozido para ganhar mais resistencia e ser mantido quase indefinidamente, para prototipagem tem a desvantagem de não ficar com uma superficie lisa a não ser que seja vidrado que é um processo caro.

Walt E. Disney Clay (WED CLAY)

Este barro foi criado pelos estudios da Walt Disney para realizar modelos para animações, efeitos especiais, prototipagem de adereços, etc. quando seca fica com uma superficie estremamente lisa e seca muito mais lentamente do que o barro tradicional. Ainda é utilizado hoje em dia por muita gente que prefere este material aos barros sintéticos para determinados projectos. É usado também em prototipagem industrial.

A principal desvantagem é que depois de seco, ao contrário do barro tradicional que ainda pode ser reaproveitado, este tipo de barro não pode ser reaproveitado. No entanto consegue-se melhores superficies e muito mais detalhe com este tipo de barro do que com o barro tradicional.

Pasta de papel

A pasta de papel é possivelmente o material mais barato para moldagem, aliás nem precisa ser comprada e pode ser fácilmente feita em casa combinando papel cortado em pedaços pequenos, água e cola branca. Em termos de trabalho é simples de moldar, e bastante leve, no entanto é pouco resistente e não pode ser cozido para melhorar a resistencia. No entanto o seu baixo preço faz com que seja o material de eleição para fazer máscaras de carnaval, cenário ou adereços que não precisam de durar e teem que ser feitos de forma rápida, barata e não necessitam de grandes detalhes.

Este material é tambem usado como enchimento para projectos maiores feitos com outros materiais de modelagem como superficie exterior tendo uma dupla função de poupar nos materiais mais caros e de manter todo o projecto mais leve para manusear.

Barros Sintéticos

Os barros sintéticos apresentam alguma vantagens face aos barros tradicionais, são reutilizáveis, apresentam uma consistencia que é sempre uniforme e ficam com uma superfície que é sempre lisa e não porosa. São os barros mais utilizados em prototipagem de adereços para depois fazer moldes, assim como para a realização positivos de prostéticos para depois serem aplicados.

Estes barros não são tóxicos para a pele, mas deixam as mãos com um residuo gorduroso e um cheiro caracteristico que pode custar um bocadinho a sair. Para os trabalhar podem-se usar todas as ferramentas que se usam com os barros tradicionais, sendo que esxistem algumas ferramentas especificas também.

Chavant

É um barro sintético sem enxofre (seguro para usar com moldes de silicone) que é o mais antigo no mercado. É vendido em três durezas diferentes que podem ser combinadas para obter um producto com uma dureza costumizada para cada utilizador.
É reutilizável e pode ser fundido em banho maria para encher moldes ou para voltar a transformar em blocos. Pode secar um pouco com o tempo e com a utilização, sendo que se isso acontece e começa a ficar muito duro, pode ser misturado com óleo Johnson para rehidratar.

Durante o processo de escultura pode-se usar alcool isopropílico para tornar a superfície mais suave e até líquida quer para tornar a superfície completamente lisa, quer para dra texturas com esponjas ou moldes próprios para o efeito

Monster Clay

Este barro sintético é em tudo identico ao Chavant. É um producto mais recente e também é vendido em três durezas diferentes. Para alguns escultores este producto é considerado superior ao Chavant, uma das razões é que quando arrefece este barro fica mais duro, sendo que a manipulação do mesmo com as mãos faz com que fique mais mole para adicionar detalhes sem deformar a superficie que já foi feita.

Durante o processo de escultura pode-se usar alcool isopropílico para tornar a superfície mais suave e até líquida quer para tornar a superfície completamente lisa, quer para dra texturas com esponjas ou moldes próprios para o efeito.

Como o Chavant, o Monster Clay é isento de exofre ou outros compostos que podem interferir com a cura de silicones.

Plastilina ou Plasticina

Este material é a plasticina com que todos nós brincámos em criança. É comercializado por inumeras marcas, algumas são soluveis em água e a dua dureza varia bastante com as marcas. Não é indicado para realizar modelos para depois fazer moldes visto que alguns contêm enxofre ou outros compostos que inibem a cura das borrachas de silicone. Em termos de preço as plasticinas são extremamente baratas.

Foam Clay

Foam Clay é uma massa que seca ao ar e que depois de seca tem as mesmas caracteristicas que a espuma EVA, por esta razão pode ser utilizada quer para modelar, quer para fazer de enchimento como um betume em peças de EVA.

É um produto não tóxico e pode ser moldado à mão e seco ao ar, o tempo de secagem completa vai de 24 horas a vários dias dependdendo da espessura das peças que se realizam; por esta razão para realizar peças muito grandes ou fazer enchimento de áreas grandes é aconselhável fazer por camadas para garantir que todo o material vai secar convenientemente. Pode ser pintado, e lixado depois de seco, sendo resistente à maioria dos solventes.

As principais vantagens deste material são o facto de ser extremamente leve e ao mesmo tempo flexivel, tornando-o resistente a pancadas; no entanto tem uma fraca resistencia à abrasão.

Massas Epoxi

Green Stuff

Apoxie Sculpt

Milliput

Massa epoxi de baixa densidade

Betumes acrilicos

Betumes de Poliester

Betumes de Epoxi

Índice
Share via
Copy link
Powered by Social Snap