×
Como podemos ajudar hoje?
< All Topics
Print

1 – O que é o Cosplay?

O que é o Cosplay?

Cosplay – uma palavra que deriva da junção das palavras costume (fato, fantasia, máscara) e Play (jogar, brincar). Há quem defina cosplay como uma arte, outros como arte performativa e ainda outros que o definem como hobby. Na realidade o cosplay pode ser tudo isto. Cosplay consiste numa pessoa vestir-se como uma personagem de algo que gosta e admira, pode ser um personagem de Banda Desenhada, Animação, Cinema, Televisão, Jogos, ou qualquer outro meio em que existam personagens e descrições das mesmas. Um Cosplayer (pessoa que faz Cosplay) pode ir ainda um pouco mais longe e agir como as personagens, tentar imitar a sua voz e maneirismos, etc. Acima de tudo o Cosplay nasce do amor por uma determinada personagem ou fandom, é praticado por pessoas de todas as idades, de todos os estratos sociais e profissões, sendo que pode ser considerado como uma arte semelhante ao teatro ou como um hobby, em que as pessoas dedicam algum do seu tempo livre a construir, aprender novas técnicas ou a trabalhar novos materiais.

Onde começou?

O termo Cosplay foi criado por um Japonês, Nobuyuki Takahashi, depois de ter estado na Worldcon de 1984 e ter visto inúmeros fans vestidos como as suas personagens favoritas, ou com criações próprias. Quando voltou ao Japão, Nobuyuki Takahashi escreveu um artigo na revista Japonesa My Anime, substituindo o termo americano masquerade (que em Japonês tem o significado de “um fato aristocrático”), por um termo novo que resulta da aglutinação das palavras Costume e Play. O Cosplay foi imediatamente adoptado pelos fans de Manga e Anime tornando-se comum no Japão durante as Comic Markets (criadas em 1975), que se celebram em Odaiba (Tóquio) e são lugares de compra e venda de Dōjinshi.

Este facto leva a que muitas pessoas pensem que o nascimento do Cosplay foi no Japão, no entanto aquilo que viria a ser chamado de Cosplay nasceu realmente em 1939 durante a primeira Worldcon onde Forrest J. Ackerman e Myrtle R usaram pela primeira vez máscaras durante um evento. Ele criou um fato chamado “futurecostume”, enquanto ela criou uma versão do vestido do filme de 1936 “Things to Come”. Desde então tornou-se uma prática comum nas Worldcon, com concursos e atrações próprias, sendo que só mais tarde se estendeu para os fans de Comics e Fantasia.

Estima-se que o primeiro concurso de Cosplay terá tido lugar na “1st Academy Con” no Broadway Central Hotel, Nova York, em Agosto de 1965. Antes disso era usual nos eventos de Ficção Cientifica haver um baile de máscaras com as personagens vestidas a rigor.

Em 1975, depois da estreia de “The Rocky Horror Picture Show“, o público de filmes começou a vestir-se e agir como personagens dos filmes, ou recriando cenas. No entanto, o maior incentivo para esta prática foi a obtenção entradas gratuitas nos cinemas para as pessoas que usavam fatos com elevado grau de parcença com os originais.

A Costume-Con foi a primeira convenção dedicada ao Cosplay e ao Costuming. Teve a primeira edição em Janeiro de 1983, sendo que em 1985, na sua terceira edição, foi criada a “The International Costumers Guild” como organizadora do evento e entidade apoiante do Costuming e do Cosplay, apesar de ser muito mais activa na primeira vertente.

Hoje em dia o Cosplay tem uma expressão muito maior em eventos e não só sendo que qualquer evento de cultura pop e não só tem normalmente visitantes em Cosplay ou pessoas contratadas. É também cada vez mais comum empresas ligadas à cultura pop contratarem cosplayers para eventos de activação de marca, estreias de filmes, lançamentos de videojogos e outras actividades.

Quem pode fazer Cosplay?

Qualquer pessoa pode fazer Cosplay, independentemente da idade, género, raça, credo, etc. É uma actividade que nasce principalmente de dentro do Cosplayer, aliás todos nós somos um pouco cosplayers quando emulamos uma personagem de uma qualquer fandom para descrever essa fandom a uma outra pessoa.

Como começar?

Para começar a fazer Copslay apenas é necessário gostar de uma personagem ou fandom, e comprar ou construir as roupas e adereços das mesmas. Não existe exactamente um manual de instruções de como começar, mas o mais simples será comprar ou pedir a alguém para fazer um determinado Cosplay. Outra abordagem é construir de raiz o próprio Cosplay, para isso existem inúmeros grupos no Facebook, Foruns, Tutoriais e outros recursos online (e não só) que permitem ajudar a iniciar este hobby. Depois de alguma pesquisa, podem ainda perguntar ou pedir conselhos em grupos de facebook, ou a outros cosplayers, normalmente toda a gente responde a dúvidas e caso uma pessoa não responda existe sempre outra pessoa disposta a ajudar de alguma forma.

Nesta Wiki existem alguns Tutoriais e listas de materiais, assim como outros recursos que estão à espera de ser encontrados e explorados.

Há algum lado comercial ou competitivo no Cosplay?

Sim, existe um lado comercial, em que Cosplayers podem vender prints de fotos suas, ou até mesmo fazer comissões de fatos ou adereços para outras pessoas.

Existe também um lado de competição, no entanto este lado, normalmente, é apenas para os cosplayers que executam os seu próprios fatos e adereços. Nesta vertente de competição os Concursos de Cosplay podem ser tão simples como apenas aparecer e ser avaliado, como pode ser necessário realizar um Skit e ter uma avaliação minunciosa por parte de um painel de especialistas.

O que há nesta WIKI para me ajudar?

Neste Wikiverso existem vários recursos para Cosplayers desde descrição de materiais até pequenos tutoriais, sendo um projecto de comunidade, aceitamos todas e quaisquer contribuíçóes que melhorem esta base de dados.

Cosplayer Dorothy_Dare num evento
Instagram

Índice
Share via
Copy link
Powered by Social Snap